terça-feira, 3 de junho de 2008

Jovens Máquinas de Consumo

Até um tempo atrás, as mulheres levavam a fama de ir ao shopping para consumir, consumir e consumir. Hoje, o 'terror' nos shoppings são as crianças e adolescentes. Não é exagero afirmar que o consumismo infantil cresce de maneira desenfreada. Se a gente reparar bem, as crianças da atualidade não brincam mais na rua, não têm brinquedos de montar ou coisas desse tipo, elas não inventam brincadeiras como era comum há algum tempo. As crianças gostam de mexer em computador, passam muito tempo em casa, na frente da televisão e na escola sempre têm aquele amiguinho que chega com um brinquedo novo, muito legal, que acaba instigando outra criança a querer comprar também.
Um problema relevante é a falta de incentivo dos adultos em estimular a criança a inventar uma brincadeira, em vez de ter sempre que comprar um brinquedo ou algo novo.

EVITAR - Não é fácil evitar o consumismo infantil nos dias de hoje, mas é possível minimizar ou mesmo eliminar o problema,não comprando tudo na hora que o filho quer e sempre incentivá-lo a diversas atividades mais educativas. Muitas vezes, as crianças têm pais muito consumistas, portanto o hábito de comprar e comprar é muito comum e ela acaba repetindo o comportamento que vê em casa. Agora, se esse consumismo vira algo incontrolável, uma ajuda psicológica é boa opção.

PROPAGANDA - As propagandas de televisão e internet, por exemplo, também contribuem para o crescimento do consumismo infantil. Afinal, qual criança não quer um brinquedo, um jogo ou algo que ela ache muito interessante e que apareceu na TV, jornal ou internet repetidas vezes?
O mais comum hoje em dia, é a ida de adolescentes ao shopping center.Lá namoram,vão ao cinema,vêem novas roupas,conhecem novas pessoas e em geral se distraem com seus amigos. Para os pais nenhum problema, até porque shopping é um lugar onde sabem que há segurança e entretenimento para seus filhos. O problema é que nem sempre esses jovens vão ter dinheiro para gastar o dia todo nas lojas , e aí começa o disturbio de consumir o que nao tem. É mais comum então,ver esses jovens passeando sem objetivo e experimentando óculos de marca,ouvindo musicas em livrarias e enfim,desgustanto de tudo quanto é produto que nao tem dinheiro no momento pra comprar.Eles não despersam mais desse mecanismo e no shopping só há incentivo.

As campanhas publicitárias incentivam o imediatismo, a idéia de aproveitar a vida para não se arrepender do que podia ter sido e não foi. Elas apostam no comportamento de compra desenfreada, da compra por impulso, do consumo sem reflexão. É claro que nem todo jovem compra, gasta, viaja e se diverte porque simplesmente não pensa nas consequências. Mas é fato que, quanto mais jovem e inexperiente, mais facilmente se é influenciado a ter este tipo de comportamento. Esta é uma realidade do mundo atual, diferente do passado, quando os jovens eram mais engajados e a sociedade também vivia um panorama distinto."Esta idéia de consumo faz parte de um mercado fast-food, onde tudo tem que ser feito, e rapidamente", diz psicoterapeuta . Outra questão que pode desencadear este tipo de relação com as compras é a forma como o jovem encara os processos de consumo. Segundo o professor do Grupo de Estudos do Consumo do Departamento de Psicologia da UnB (Universidade de Brasília) Jorge Oliveira Castro, há dois tipos de consumo que devem ser levados em consideração: o por atributos utilitários, ligado à funcionalidade do produto e de que forma ele pode facilitar seu dia-a-dia; e o consumo por valores simbólicos - neste caso, relacionado ao status que o produto pode fornecer como identificação com determinado grupo de pessoas ou prestígio perante a sociedade. "É justamente este segundo parâmetro que tem tido valor para estes jovens",diz professor.


Um estudo realizado com garotas e rapazes de nove países mostra que no Brasil sete em cada dez jovens afirmam gostar de fazer compras.
Desse grupo de brasileiros, quatro foram ainda mais longe – disseram ter grande interesse pelo assunto. O resultado da pesquisa, que tomou como base um trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado Is the Future Yours? (O Futuro É Seu?), foi significativo: os brasileiros ficaram em primeiríssimo lugar no ranking desse quesito, deixando para trás franceses, japoneses, argentinos, australianos, italianos, indianos, americanos e mexicanos. É muita coisa para um país que nem do 1º mundo é.Este gráfico o que é mais consumido pelos jovens brasileiros e sua totalidade no ranking entre 4 países desenvolvidos :

A maior parte do que se produz no mercado publicitário, que movimenta 13 bilhões de reais por ano, tem como alvo a parcela de 28 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 22 anos. É esse grupo que fornece boa parte do ideário da propaganda, enchendo os anúncios com mensagens de liberdade e desprendimento. Mostra-se extraordinária também a influência que essa molecada exerce sobre as compras da família. Oito em cada dez aparelhos de som só saem das lojas a partir do aval da ala jovem do lar. A fabricante de eletrodomésticos Arno não faz nada sem pensar nos mais novos, pois, na comum ausência das mamães trabalhadoras, é a garotada quem usa espremedores de fruta, tostadores de pão, sanduicheiras e liquidificadores. Essa influência é exercida já em tenra idade. Nos dias de hoje, um indivíduo é considerado consumidor aos 6 anos. Nesse momento as crianças começam a ser ouvidas na hora de tirar um produto das prateleiras do supermercado. Devemos levar em conta o crescimento global tecnológico ao qual passamos, sendo muito fácil nos tornarmos típicos e "exagerados" consumistas no mercado que não para,afinal de contas é produto novo o tempo todo e preços sempre simpáticos que nos pescam fácil.É evidentemente impossível não consumir no mundo de hoje, mas até que ponto vai o nosso lado consumista de ser que não paramos nem pra ver o que precisamos e o que podemos descartar sem problemas? É aí que a humanidade não acerta,pois o que mais vemos de prejuízo pelo excesso do consumo hoje, é o desperdício e o gasto sem consciência.

23 comentários:

Girl Exception ® disse...

muito boa essa meteria! era o que eu precuzava para meu trabalho de escola.
e você tem razao...eu sou adolescente e adimito q muitas vzs fui vitima do consumismo...mas isso é tudo uma questao de educaçao dos pais, por isso hoje eu sei o que é necessario e o que nao é!

Anônimo disse...

tbm achei interessante usei na escola e eh bom saber sobre isso...

Unknown disse...

eu adorei essa materia *-*
achei oque eu precisava pro meu trabalho da escola :D
eu não um desses jovens não eu fico mais em casa doque no shopping
aqui o shopping enche muito :S

Um Amor Não Correspondido. disse...

GOSTEI MUITO DESSE TEXTO PORQUE ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO DE ESCOLA E TAMBEM MUITO INTERESSANTE

Unknown disse...

nuss amei usei tbm na escola levei um 10 parabens ai gente

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

MTO BOM +QUEM É O AUTOR?

blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiane disse...

esssa materia e de +

LOL disse...

eu gostei!desse lixo!

LOL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu adooooôôôôôôôôôôrei ésta materia!

D$F disse...

lollllllllllllll Vlw mano consegui acahar minha pesquisa :D

D$F disse...

lollllllllllllllll Vlw mano consegui achar minha pesquisa :D OBGGGGG

Unknown disse...

qual é a importancia do titulo alguem pode falar para mim????

Unknown disse...

Muito boa a sua matéria o texto cheio de detalhes impressionante. Congratulations.

Beatriz MACEDO disse...

muito bom utilizei no meu trabalho de Língua Portuguesa... Obgd pelas respostas dadas!!!

Unknown disse...

"Há diferentes "vozes" colocando-se de maneira diferente sobre o mesmo tema, objetividade e imparcialidade? Explique" aaaalguem pode me ajudar a responder essa perguntaaa pfvr

Unknown disse...

Alguém sabe o nome do autor

Unknown disse...

Eu vou experiementa agora se esse texto é bom ☺☺

Unknown disse...

Lilian Burgardt

Unknown disse...

Lilian Burgardt

Unknown disse...

Amei essa matéria vou usar na escola e tenho certeza que a professora vai gostar